Um bebê graduado

Eu jurava que ia conseguir escrever toda terça-feira sobre como foram as aulas para mães de primeira no posto de saúde aqui do bairro, mas não deu. Eu falei sobre o primeiro encontro aqui e sobre o segundo, aqui. Daí que no meio da terceira aula, eu já tinha um post prontinho na cabeça, com as informações que estava aprendendo e umas piadinhas idiotas que só minha mãe acharia graça (mais do que nunca, hoje entendo que a mãe gostar de algo que a gente faz não nos confere nenhum mérito!). Mas aí, no fim do papo, a enfermeira responsável disse: “olha, não deixem de vir na próxima semana, pois falaremos sobre técnicas para desengasgar o bebê. Espero vocês!” e sorriu.

Eu saí de lá já em p-â-n-i-c-o. Como assim engasgar? Isso nunca vai acontecer com filho meu. Repitam comigo: “isso nunca vai acontecer com filho meu!” Amém!

Veja bem, não é aquela engasgadinha com leite, suquinhos, água, saliva etc., não. A criatura ia falar daquela engasgada do mal, em que o ar não passa, e a criança sufoca. (Ai, gente, quero apagar esse parágrafo. Pensar numa coisa dessas dá calafrios…). Então foi isso, eu meio que traumatizei e não quis mais vir aqui falar nada.

Passadas 3 semanas, eu repensei e acho válido colocar aqui um link em português de como desengasgar bebês, caso alguma comida ou algum objeto fique preso na garganta. Mas, ó, juro que tô colocando isso aqui desejando que ninguém nesse mundo nunca, nunquinha precise usar: http://brasil.babycenter.com/baby/protecao/engasgo/

Saiba só por saber porque você nunca vai precisar usar, tá?

Na sequência veio uma outra aula meio hipocondríaca, sobre a farmacinha básica para quem tem filho pequeno. Eu não sou muito a fim de usar remédio, mas há momentos em que eles são realmente necessários, então melhor saber o que comprar. Uma dica que achei ótima e que toda mãe deve saber, mas só euzinha aqui, recém-chegada a esse status, não sabia e achei a descoberta do século foi o tipo de remédio para baixar a febre do bebê: supositório. Além de ter ação mais rápida (cerca de 20 minutos depois de aplicado, ao contrário dos 40 minutos das gotas), o supositório não foge (beijo para quem riu imaginando a cena). Mas para evitar que o supositório fuja (outro beijo para quem riu de novo), vale segurar as nádegas do bebê por uns cinco minutinhos para que o remédio não escape (é, eu ri mais uma vez). Pelo menos foi o que a enfermeira disse e eu achei bem coerente. Quem tiver outras dicas ou discordar desse negócio de supositório no bumbum que mamãe limpou, fique à vontade para compartilhar!

Hoje foi a última aula e fizemos um balanço do que vimos, tiramos algumas dúvidas, recebemos uma lista com lugares aqui do bairro para se fazer atividades, pagas ou gratuitas, com crianças de várias idades. E, por fim, ainda tivemos “solenidade de formatura” e tudo, com direito a chapéu de cartolina feito na hora pelas mães.

A número 1 da turma em chupação da própria mão.

11 comentários em “Um bebê graduado”

  1. Karine Disse:
    6 de março de 2012 às 15:53

    Coisa mais fofa da titia!!!!
    De blusinha de panda, meu Deus!!!
    Tô guardando todos os seus posts, irmã.
    Beijocas e venha logo.
    Kari

  2. gabriela Disse:
    6 de março de 2012 às 17:37

    Parabéns Ninoca diplomada!!

  3. Line Disse:
    6 de março de 2012 às 20:28

    Ô… O post, como sempre, tá delicioso de ler, mas esta foto no final… Tá uma coisa de linda!

  4. Line Disse:
    6 de março de 2012 às 20:29

    Ohhhh!!! O post, como sempre, tá delicioso de ler! Agora, esta foto no final… Tá uma “coisa” de linda!

  5. Liza Disse:
    7 de março de 2012 às 11:01

    Quer outra dica relacionada ao supositório? Depois de colocar, dá uma sopradinha na cara da criança. O mini-sustinho faz com que o supositório entre de vez. Testado e aprovdo aqui em casa!

    bju

  6. Mariana Disse:
    8 de março de 2012 às 13:21

    Que fofuuuraaa!

  7. Tais Disse:
    6 de abril de 2012 às 21:17

    Milaaa, que coisa linda está a nossa Nininhaaa! Tô super atrasada nos posts, tô aqui lendo tudo e AMANDO cada linha que vc escreve!! Beijos p/ vcs, meus e de dona Maria Fernanda!

  8. Carla Mariana Disse:
    9 de abril de 2012 às 11:34

    Este site está cada vez melhor, parabéns!

  9. Patricia Almeida Disse:
    9 de abril de 2012 às 11:46

    Muito bom, tem bastante coisa legal pra ler.

  10. Maria Tereza Paulino Disse:
    10 de abril de 2012 às 20:19

    Nossa, o blog de vcs está maravilhoso, adorei tudo tudo!

  11. Edu Oliveira Disse:
    11 de julho de 2012 às 08:12

    Só passando pra deixa uma dica pra quem tem loja virtual, agora a Akatus paga em 2 dias e tem os mesmos juros do pag seguro, tem o link ai pra baixar o modulo

Comente